A PRÁTICA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA É CONSIDERADA IMPRESCINDÍVEL.
A prática de uma alimentação saudável e adequada é considerado um grande desafio. Tanto que o número de pessoas consideradas obesas ou com sobrepeso vêm aumentando no mundo todo. E apesar das preocupações estéticas, é preciso entender que essa condição também traz riscos significativos para a saúde e o bem-estar.
Tanto que, a obesidade e o sobrepeso são considerados problemas de saúde pública, e são vistos como marcadores de hábitos de alimentação não saudáveis ou inadequados. (Shieh C et al. 2018).Sobrepeso: significa ter mais peso do que é considerado normal ou saudável para a idade ou tamanho.
Obesidade: condição de ser obeso, por exemplo, quantidade de gordura em excesso no corpo. Apesar de uma pessoa com sobrepeso carregar excesso de peso, ela pode ter ou não acúmulo excessivo de gordura.
Não ter uma alimentação saudável está diretamente ligado ao desenvolvimento de doenças como as cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus e alterações lipídicas (RODRIGUES et al., 2009). Estes problemas de saúde são resultantes, principalmente, dessa alimentação inadequada onde há um alto consumo de alimentos não saudáveis como: os processados, doces, refrigerantes, bebidas com adição de açúcar, alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar ou sódio. E, ao contrário, um baixo consumo de alimentos considerados saudáveis, como: frutas, verduras, feijão entre outros.
Outros fatores como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, também estão presentes na lista de hábitos inadequados. Todas essas condições contribuem para o aumento da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, que estão entre as principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo (WHO, 2011).
O estilo de vida é marcado por comportamentos que se dão no cotidiano, frequentemente iniciados na infância e na adolescência, representando um dos principais moduladores do estado de saúde e da qualidade de vida.
O estilo de vida saudável que inclui prática regular de atividade física, hábitos alimentares saudáveis e adequados e abstenção ao uso de tabaco e moderação no consumo de bebidas alcoólicas, está associado principalmente a benefícios, tais como controle do peso corporal e da pressão arterial.
Por outro lado, comportamentos inadequados têm sido frequentemente associados ao aumento do risco de desenvolvimento de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer.
Uma alimentação saudável não se pratica de repente, mas é sem dúvida, uma opção que deve ser adotada o quanto antes, e de forma progressiva no dia a dia. O aumento da qualidade de vida advindos da alimentação adequada, em qualquer idade são notáveis e muito importantes para o bem-estar.
O corpo humano pode ser comparado a um veículo que tem sua durabilidade aumentada quando tratado com combustível e produtos de qualidade, embora, neste caso, seja bem mais fácil repor as peças de um carro, que as de um ser humano.
Dicas para uma alimentação saudável:
- Alimentação rica em macronutrientes : carboidratos, gordura, proteína e micronutrientes como vitaminas e minerais.
- Evite alimentos refinados, como o sal e o açúcar refinado por exemplo
- Substitua carboidratos (massa, pizza, pães) por gorduras boas como o azeite de oliva, nozes , castanhas
- Hidrate seu corpo. Ingerir no minimo 2 litros de água por dia, no entanto, evitar ingerir água durante as refeições
- Mastigue bem os alimentos, alimente-se devagar
- Nas principais refeições, inicie sempre com as verduras
- Evite fritura
- Evite ao máximo o consumo de alimentos processados e industrializados
- Pratique atividade física regularmente
- Coloque em sua dieta diária: frutas, legumes, leguminosas (por exemplo, lentilhas, feijões), nozes e grãos integrais. que contém também fitoquímicos (polifenóis, carotenoides, flavonoides, dentre outros) os quais são excelentes antioxidantes (protetores das nossas células).
Referências bibliográficas:
- RODRIGUES,. P.R.M, GONÇALVES-SILVA,. R.M.V, Pereira RA. Validity of self-reported weight and stature in adolescents from Cuiabá, Central-Western Brazil. Rev Nutr 2013; 26: 283-90
- SHIEH,C. CULLEN,DL,; et al.; Intervention strategies for preventing excessive gestational weight gain: systematic review and meta-analysis. Obes.Rev. 2018 May 27.
- World Health Organization. Noncommunicable Diseases Country Profile 2011. WHO Global Report. 2011. Geneva: WHO