Abaixo o MENU MOBILE

LICOPENO PODE REDUZIR OS DANOS CAUSADOS PELO CIGARRO

blog-cigarro
O Licopeno pode ser um grande aliado dos fumantes na guerra contra os malefícios deste hábito.

APESAR DOS RECONHECIDOS DANOS CAUSADOS PELO TABAGISMO, O LICOPENO PODE SER UM GRANDE ALIADO DOS FUMANTES NA GUERRA CONTRA OS MALEFÍCIOS DESTE HÁBITO.

Os carotenoides são pigmentos naturais sintetizados por plantas e micro-organismos conhecidos por suas propriedades antioxidantes, (isto é, que combatem substâncias que “oxidam” e causam doenças no nosso organismo, os chamados radicais livres); dentre estes antioxidantes o LICOPENO obteve um grande destaque, por razões que são rapidamente compreensíveis.

LICOPENO (Solanum licopersicum) é um pigmento vegetal que confere a cor vermelha às frutas e vegetais, (é abundante no tomate) e tem sido apontado por um grande número de estudos científicos, como sendo importante na prevenção de várias patologias. Dentre os 50 tipos de carotenoides, o que apresenta maior efeito protetor contra reações de oxidação é o LICOPENO. Estima-se que no mundo há cerca de 1,3 bilhões de fumantes, os quais têm sua saúde prejudicada devido a grande produção de radicais livres advindos do cigarro.

Alguns estudos realizados, em fumantes, sugerem que o LICOPENO, auxilia na redução dos radicais livres em excesso no organismos oriundos do cigarro, reagindo com os mesmos, tendo em vista a menor concentração de licopeno no sangue de fumantes quando comparado com o sangue de não fumantes. quando submetidos a mesma dieta.

A fumaça de cigarro  é uma mistura complexa de mais de 7000 produtos químicos (Dalrymple et al., 2015) –  Estudos sugerem que uma dieta rica em LICOPENO pode reduzir o risco de doenças graves, como câncer (Singh et al., 2006) e doenças cardiovasculares, sendo duas vezes mais eficaz do que o caroteno e 10 vezes mais potente do que o alfa-tocoferol (Palozza et al., 2010).

O consumo de tabaco é atualmente a principal causa isolada e evitável de doença e morte no mundo, incluindo o câncer de pulmão, enfisema pulmonar, bronquite crônica e doenças cardíacas (Dalrymple et al., 2015). O tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano (mais da metade de seus usuários) e o números de mortes anual pode aumentar para mais de oito milhões até em 2030 (Wang et al., 2015).

No Brasil, a prevalência de fumantes na população adulta é em torno de 16%. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) calcula que no País, 200.000 mortes por ano poderiam ser evitadas se as pessoas não fumassem. Além disso, quem inala à Fumaça do cigarro  também corre o risco de adoecimento e morte principalmente por exposições prolongadas no local de trabalho, ambientes de lazer de uso coletivo ou mesmo em casa, onde as crianças são as principais vítimas do fumo involuntário.

Devido aos efeitos benéficos do licopeno, foram realizados inúmeros estudos em diferentes órgãos com o objetivo de esclarecer os processos fisiopatológicos que envolvem determinadas patologias e sua relação com a produção de radicais livres, tais como: o envelhecimento, o câncer, a aterosclerose e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) (Rao e Shen, 2002).

Embora os piores malefícios do cigarro já se encontrem disseminados no imaginário coletivo, Dráuzio Varela declarou que a dependência química da nicotina cria um dos mais arraigados hábitos nocivos à saúde. O ideal é largar o cigarro, mas está demonstrado cientificamente que o LICOPENO é um indispensável auxiliar no programa de redução dos danos.

Referências bibliográficas:

  1. DALRYMPLE, A. et al. An improved method for the isolation of rat alveolar type II lung cells: Use in the Comet assay to determine DNA damage induced by cigarette smoke. Regul Toxicol Pharmacol, v. 72, n. 1, p. 141-9, Jun 2015
  2. GRAHAM, D. L.; LORENZ,M. et al., A Possible Indicator of Oxidative Damage in Smokers: (13Z)-Lycopene? Antioxidants, v.6. n. 69. 2017,
  3. GRAHAM, D.L. CARAIL,M. et al., Cigarette smoke and human plasma lycopene depletion. Food and Chemical Toxicology 48 (2010) 2413-2420.
  4. Palozza P. et al. Lycopene modulation of molecular targets affected by smoking exposure. Curr Cancer Drug Targets. 12640-57. p. 2012.
  5. RODRIGUES , C. D. K.K., et al. Efeitos do licopeno in vitro in vivo sobre o desequilíbrio redox e a inflamação pulmonar induzida pela exposição à fumaça de cigarro.Tese de doutorado . Ouro Preto -Minas Gerais, Brasil.2018
  6. SINGH, S. P. et al. Early postnatal exposure to cigarette smoke impairs the antigen-specific T-cell responses in the spleen. Toxicology Letters, v. 167, n. 3, p. 231-237, Dec 15 2006.
  7. WANG, G. Z. et al. Tobacco smoke induces production of chemokine CCL20 to promote lung cancer. Cancer Lett, v. 363, n. 1, p. 60-70, Jul 10 2015.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais artigos Naturalphytus

ARTIGOS RELACIONADOS